sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um iPhone mais pequeno e mais barato na conquista de novos mercados

O novo aparelho da Apple poderá estar à venda no final do ano com o objetivo de concorrer com a Samsung nos mercados emergentes.

O mini iPad, apresentado em Outubro por Philip Schiller, marcou uma estratégia diferente na filosofia da marca

 

Mais pequeno, mais barato e com materiais diferentes é a proposta da Apple para o novo iPhone que a Apple pretende colocar à venda ainda este ano. Segundo o Wall Street Journal e o site Bloomberg – que citam fontes familiarizada com o plano – o objectivo é expandir o negócio para países emergentes e tentar concorrer com a supremacia da Samsung no mercado dos smartphones.
Uma das fontes diz que o preço do novo iPhone deverá variar entre os 99 e os 149 dólares (de 75 a 114 euros) e, na melhor das hipóteses, estará disponível nas lojas no final de 2013.

Outra fonte citada pelo Wall Street Journal revela que a empresa norte-americana de Steve Jobs vai investir em materiais mais baratos e componentes reciclados de modelos mais antigos do iPhone. Uma das possibilidades é a de os smartphones passarem a ser revestidos por plástico de policarbonato, em vez do alumínio do iPhone 5. Também deverá ser criada uma versão mais versátil que poderá funcionar em redes sem fios, avançou outra fonte ao Bloomberg.

Contactada pelo Wall Street Journal, Natalie Kerris, porta-voz da Apple, recusou tecer quaisquer comentários sobre os planos da empresa.

Em vista estão mercados emergentes como a China, que o actual CEO, Tim Cook, considera uma prioridade para a empresa. A marca gerou 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros) no quarto trimestre do ano fiscal de 2012 em vendas no mercado chinês. Apenas no fim-de-semana de lançamento foram vendidos mais de dois milhões de iPhones 5.

Com a nova estratégia, a multinacional norte-americana pretende acompanhar o ritmo de crescimento da rival coreana Samsung, que – de acordo com a International Data Corporation (IDC) – no terceiro trimestre de 2012 foi responsável por 75% das vendas dos smartphones contra os 15% da Apple no mesmo período. A Samsung espera lucros na ordem dos 8,5 mil milhões de dólares para o primeiro trimestre deste ano fiscal.

A venda de um novo iPhone seria algo inédito para a cultura de Steve Jobs, apologista de uma economia de escala e de um número reduzido de produtos e modelos comercializados. Ainda assim, sob a direcção de Tim Cook, em Outubro do ano passado, a Apple investiu numa versão mais pequena do tablet iPad, o mini-iPad. O panorama pode estar a mudar na multinacional da maçã trincada.

A empresa desmentiu o lançamento de um novo iPhone.


Fontes: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/um-iphone-mais-pequeno-e-mais-barato-na-conquista-de-novos-mercados-1580216

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de deixar um comentário não use palavras de peso e ofensa, aliás, você, assim como eu tem sua opnião e deve ser respeitada, comente de maneira adequada.