sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NASA não descarta maior aproximação do asteroide 2012 DA14 com nosso planeta

Os cientistas da NASA, na agência do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia, efetivamente descartaram a possibilidade do asteroide Apophis impactar com a Terra durante um voo rasante em 2036. Os cientistas usaram informações atualizadas obtidas pela NASA em 2011 e 2012, bem como novos dados.
 

 NASA não descarta maior aproximação do asteroide 2012 DA14 com nosso planeta - NASA

Descoberto em 2004, o asteroide, que é do tamanho de três campos de futebol e meio, reuniu a atenção imediata de cientistas espaciais e da mídia, quando os cálculos iniciais de sua órbita indicou uma possibilidade de 2,7 % de um impacto com a Terra caso houvesse uma aproximação em 2029. 

Dados descobertos durante uma pesquisa de velhas imagens astronômicas forneceu a informação adicional necessária para afastar o cenário de impacto em 2029, mas uma possibilidade remota de uma em 2036 manteve-se – até quarta-feira (9).
 

As chances de impacto agora são menos de um em um milhão, o que nos deixa confortável em dizer que podemos efetivamente descartar um impacto com a Terra em 2036. Nosso interesse no asteroide Apophis vai ser essencialmente para o seu interesse científico em um futuro previsível.
 

No dia 13 de abril de 2029, o Apophis irá se tornar o mais próximo voo rasante de um asteroide deste tamanho, quando se trata não menos de 19, 400 milhas (31.300 km) acima da superfície da Terra.
“Mas logo depois, uma maior aproximação de um asteroide menos conhecido vai ocorrer no meio do próximo mês, quando um asteroide de 40 metros de tamanho, o 2012 DA14, sobrevoará a superfície da Terra de forma segura, por volta de 17.200 milhas”, disse Yeomans.
 

Nasa detecta e acompanha asteroides e cometas que passam perto da Terra usando tanto o solo quanto telescópios espaciais. O Near-Earth Object Programa de Observações, comumente chamado de “Spaceguard”, descobre esses objetos, caracteriza um subconjunto deles e parcela suas órbitas para determinar se algum poderia ser potencialmente perigosos para o nosso planeta.

Fonte:  http://www.folhapaulistana.com.br/2013/01/11/nasa-nao-descarta-maior-aproximacao-do-asteroide-2012-da14-com-a-terra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de deixar um comentário não use palavras de peso e ofensa, aliás, você, assim como eu tem sua opnião e deve ser respeitada, comente de maneira adequada.