O ano de 2012 esteve entre os dez mais quentes já registrados no mundo, segundo informaram duas agências científicas do governo norte-americano, incluindo a NASA.
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês) divulgaram conjuntamente dois relatórios sobre as temperaturas globais em 2012. A Nasa apontou o ano passado como o nono mais quente desde o início dos registros, em 1880, enquanto a Noaa avaliou-o com o décimo mais quente.
A temperatura da superfície global em 2012, incluindo terra e água, foi 0,56º C superior à média registrada entre 1951 e 1980. Isso foi suficiente para causar um aumento nas máximas extremas do ano passado, segundo Hansen. 2012 foi também o 36º ano consecutivo com temperaturas superiores à média do século 20 no planeta, segundo cientistas das duas agências.
E, embora a média móvel da temperatura global em um período de cinco anos se mantenha estável há uma década, isso não significa que o aquecimento global tenha sido contido, segundo Hansen, tradicional defensor de medidas para a redução das emissões de gases do efeito estufa.
Segundo ele, a atual estabilidade pode estar associada à fraca ocorrência do fenômeno El Niño, que normalmente causaria um intenso aquecimento em vários lugares, e ao registro de fortes fenômenos La Niña, que causa um resfriamento.
Ele também especulou que o aumento na poluição atmosférica em países como China e Índia pode contribuir para refletir a luz solar, mantendo as temperaturas menos elevadas.
Apesar dos indícios de que as emissões humanas de dióxido de carbono seriam a principal causa do aquecimento global, alguns céticos insistem que o fenômeno é natural, e há quem questione inclusive se as temperaturas estão subindo.
A Noaa disse em seu relatório que muitas regiões do mundo ficaram mais quentes do que a média em 2012, o que inclui a maior parte das Américas, da Europa, da África e da Ásia.
Exceções a essa tendência incluem Alasca, oeste do Canadá, Ásia Central, partes do Pacífico oriental e equatorial, Atlântico sul e partes do oceano Antártico.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/01/16/2012-foi-um-dos-10-anos-mais-quentes-da-historia-diz-nasa.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de deixar um comentário não use palavras de peso e ofensa, aliás, você, assim como eu tem sua opnião e deve ser respeitada, comente de maneira adequada.